Você sabe o que são LNAPL e DNAPL
Fonte: Cetesb
No meio subterrâneo, encontramos diferentes fases da matéria. Podemos encontrar as fases sólida, líquida e gasosa.
A fase líquida é composta por água que preenche os espaços vazios entre as partículas sólidas, mas pode conter também compostos orgânicos e inorgânicos dissolvidos. A fase sólida é formada por partículas minerais, orgânicas e materiais biológicos. Já a fase gasosa, preenche os espaços entre partículas com ar. O ar contém gases como oxigênio e dióxido de carbono.
LNAPL e DNAPL
Os termos LNAPL e DNAPL são utilizados na hidrogeologia para descrever diferentes tipos de poluentes que podem agir como contaminantes nos aquíferos subterrâneos.
LNAPL
O termo significa “Líquido Não Aquoso de Origem Petrolífera”. É utilizado para descrever produtos derivados do petróleo que possuem densidade inferior a da água. Como exemplo de LNAPL, podemos citar a gasolina, diesel e o óleo lubrificante. Quando esses líquidos são derramados no solo, eles têm a tendência de se mover através dos interstícios dos poros e fissuras encontradas no solo até atingir o lençol freático. Devido à sua característica de ser menos denso que a água, o LNAPL se porta como uma camada que flutua sobre a água subterrânea.
DNAPL
O termo significa “Líquido Não Aquoso de Origem Não Petrolífera”. É um termo utilizado para descrever líquidos que possuem densidade superior a da água. Como exemplo de DNAPL, temos os alguns tipos de solventes industriais e produtos químicos. Quando derramados no solo, esses líquidos possuem a tendência de afundar e acumular nas camadas mais inferiores do subsolo, movendo-se lateralmente através do solo, podendo contaminar as águas subterrâneas.
Como os NAPLs afetam o meio ambiente?
Ambos LNAPL e DNAPL são preocupantes para o meio ambiente, devido às suas capacidades de contaminar aquíferos, fontes de água potáveis e afetar ecossistemas inteiros se não forem devidamente gerenciados e remediados.
A LITA SOLUÇÕES AMBIENTAIS conta com profissionais capacitados para gerenciar e remediar áreas que contam com a presença de LNAPL e DNAPL. Faça seu orçamento com a gente!
Links relacionados:
O que fazer se minha área apresentou uma contaminação?
Referências:
FREITAS, Juliana G. et al. Seção 1.5: Conceitos sobre Transporte de Substâncias nas Zonas não Saturada e Saturada. CETESB. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/conceitos-sobre-transporte-de-substancias-nas-zonas-nao-saturada-e-saturada/.