Contaminação ambiental por agrotóxicos
Texto por: Emilly Barros
Os agrotóxicos são substâncias amplamente utilizadas na agricultura, a fim de prevenir e/ou eliminar pragas que possam trazer danos às plantações. Na agricultura moderna, desempenham o papel de aumento da produtividade, mas você sabia que eles podem trazer riscos ambientais?
Tipos de agrotóxicos
Os agrotóxicos podem ser classificados em diferentes categorias. Abaixo alguns exemplos:
- Inseticidas: combatem insetos prejudiciais às plantações;
- Herbicidas: eliminam ervas daninhas;
- Bactericidas: combatem as bactérias que podem atacar as plantas;
- Nematicidas: combatem os vermes que podem atacar as as raízes das plantas.
Como os agrotóxicos afetam o meio ambiente?
Os agrotóxicos de maneira geral, podem trazer benefícios para as produções em larga escala, mas também apresentam efeitos colaterais para o meio ambiente. Os resíduos dos pesticidas podem acumular no solo, alterando suas características, e consequentemente, afetando os organismos que vivem nele. Uma vez que os organismos existentes no solo são afetados, também podem ocorrer alterações na fertilidade do solo.
Nas águas, podem causar contaminação dos lençóis freáticos e corpos d´água próximos. Isso pode afetar a qualidade da água, que comumente é consumida por animais, e até mesmo humanos. A contaminação da água por agrotóxicos ocorre a partir do escoamento superficial, infiltração no solo ou pulverização.
No ar, os agrotóxicos podem causar contaminação atmosférica. No momento da aplicação aérea (pulverização), pequenas partículas dos pesticidas podem ser carregadas pelo vento para outras áreas que não fazem parte da área alvo. Desta forma, outras plantações podem ser afetadas negativamente pelo uso dos agrotóxicos.
Controle de agrotóxicos no Brasil
No Brasil, existem agências reguladoras do uso de agrotóxicos. São eles: ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária), IBAMA (instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis), MAPA (ministério da agricultura, pecuária e abastecimento). Esses são responsáveis por regulamentar a aprovação, distribuição e uso dos pesticidas, a fim de reduzir os riscos para a saúde pública e o meio ambiente.
Entre em contato conosco!
Ficou com dúvidas sobre o assunto? Procure um de nossos profissionais para tirar suas dúvidas sobre esse e outros temas ambientais.